Results for 'Fernando Maurício Silva'

1000+ found
Order:
  1. Intencionalidade e ética formal em Husserl.Fernando Maurício Silva - 2017 - Revista Guairacá de Filosofia 33 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Patterns of multimorbidity and some psychiatric disorders: A systematic review of the literature.Luis Fernando Silva Castro-de-Araujo, Fanny Cortes, Noêmia Teixeira de Siqueira Filha, Elisângela da Silva Rodrigues, Daiane Borges Machado, Jacyra Azevedo Paiva de Araujo, Glyn Lewis, Spiros Denaxas & Mauricio L. Barreto - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    ObjectiveThe presence of two or more chronic diseases results in worse clinical outcomes than expected by a simple combination of diseases. This synergistic effect is expected to be higher when combined with some conditions, depending on the number and severity of diseases. Multimorbidity is a relatively new term, with the first fundamental definitions appearing in 2015. Studies usually define it as the presence of at least two chronic medical illnesses. However, little is known regarding the relationship between mental disorders and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  38
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas e aportes teóricos específicos. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    For a self-suppression of the method: genealogy as a genealogical program and the dimension of power in Nietzsche.Fernando da Silva Machado - 2024 - Griot 24 (1):138-153.
    Our objective will be to argue in favor of the idea that in Nietzsche there is no genealogical method, stricto sensu, with universalist and systemic-substantivist epistemic claims (traditionally conceived by justificationist and foundationalist philosophies from Plato to Hegel). However, there is a characteristic genealogical program, which opposes the majority genealogies and philosophies insofar as a self-suppression of the method is imposed as the primary and heterodox register of its reflection. We start from the hypothesis that Nietzsche’s genealogy, understood programmatically, became (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Perspectivas filosóficas e metodológicas acerca do tempo: Bachelard e Bergson.Fernando da Silva Machado - 2017 - Perspectivas 2 (1):108-127.
    O presente artigo tem como meta demonstrar de que maneira Gaston Bachelard constrói sua reflexão sobre o tempo em suas obras década de 30 que versam sobre o Instante e a Duração, partindo de uma releitura da perspectiva filosófica bergsoniana da continuidade da duração. Estabeleceremos nosso ponto de vista por meio de uma análise dos respectivos métodos de investigação de cada autor, Dialético em Bachelard e Intuitivo em Bergson. Consequentemente, tentaremos deixar manifesto de que modo cada método ampara e estabelece (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Capacidades científicas y Sistemas experimentales: Una propuesta operativa sobre el rol de los científicos en el contexto de la producción de conocimiento.Mauricio Troncoso Quintana & Nicolás A. Silva Sepúlveda - 2023 - Arbor 199 (809):a714.
    En los estudios actuales sobre producción de conocimiento científico predomina la tendencia a analizar la producción de conocimiento científico por medio de su estructura relacional, dejando en un segundo plano el análisis de las capacidades de los científicos que inciden en los procesos de investigación. En este trabajo queremos argumentar en favor de una dirección diferente. Concretamente, defendemos que los científicos y sus capacidades -operativamente comprendidas- son una condición indispensable para la producción de conocimiento. Para defender esta posición, en primer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Um ensaio de um “anti-orfeu”: perspectivismo cosmológico como contraponto à esferologia de Sloterdijk.Maurício Fernando Pitta - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):177-196.
    Este artigo problematiza o antropocentrismo na “esferologia” de Peter Sloterdijk, com sua narrativa da antropogênese como construção imunológica da “casa do ser”, na qual o humano, rompendo a “jaula” animal, constrói esferas, ilhas imunológicas de coexistência humana. O mito de Orfeu simboliza para Sloterdijk a imunologia: ao perder a amada, Orfeu reconstrói imunologicamente o complemento, neutralizando o espectro ausente como linguagem. Propomos um experimento filosófico, o “Anti-Orfeu”, no qual o perspectivismo cosmológico de Viveiros de Castro e Tânia Stolze Lima, pensado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9.  10
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10. Do problema da espacialidade em Heidegger à esferologia de Sloterdijk.Maurício Fernando Pitta - 2017 - Synesis 9 (1):141-164.
    Este artigo tem o objetivo de articular a crítica feita por Peter Sloterdijk em Esferas I, de 1998, à insuficiência da tematização do problema da espacialidade em Ser e tempo, obra de Martin Heidegger publicada em 1927, explicitando a solução que Sloterdijk oferece ao recuperar aquilo que, para ele, estava prenhe na obra heideggeriana, isto é, o desenvolvimento apropriado da questão da espacialidade. Nos reportamos primeiramente aos parágrafos em que Heidegger disserta sobre a espacialidade em Ser e tempo para servir (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  33
    Corona e communis: imunidade, comunidade e o COVID-19.Maurício Fernando Pitta - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e32.
    Diante da pandemia do Novo Coronavírus, muitos foram os problemas levantados pela filosofia a partir do modo “imunitário” com o qual a civilização industrial lidou com a crise, e muito tem sido aventado sobre a necessidade de se repensar o sentido da noção de comunidades de apoio e de resistência. Exemplos disso não faltam; dentre os filósofos que abordaram a crise, encontram-se desde Giorgio Agamben a Paul B. Preciado, entre outros. Neste artigo, pretendemos partir da discussão sobre imunologia e paradigma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  19
    Biological Stress Reactivity and Introspective Sensitivity: An Exploratory Study.Mauricio Barrientos, Leonel Tapia, Jaime R. Silva & Gabriel Reyes - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  19
    Força versus representação: o legado de Nietzsche na filosofia de Gilles Deleuze.Maurício Mangueira & Eduardo Maurício da Silva Bonfim - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):619-635.
    É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Multinaturalismo e teoria da expressão.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240005.
    Starting with the characterization of Baruch Spinoza’s work as a “theory of expression” and with the influence that Gilles Deleuze’s philosophy has on multinaturalist perspectivism, this article speculates on the possibility of a theory of expression for multinaturalism. First, one proceeds to raise some Deleuzian considerations on Spinozist ontology to articulate the influence Deleuze has on the manner in which multinaturalist anthropology dialogues with indigenous mythologies and cosmologies. At last, with the help of some descriptions of Yanomami cosmology, as articulated (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  5
    Comentário a “Sí mismo como pueblo: Comunidad en el pensamiento de M. Heidegger”: pueblos como nos-otros: ontologías desde afuera.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (4):123-128.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    Entre deuses e bestas: Heidegger, Sloterdijk e os paradoxos do humanismo.Maurício Fernando Pitta - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27).
    Com passar do século XX, o conceito de humanismo perdeu forças em virtude das diversas calamidades que evidenciaram seus paradoxos. Diante disso, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, Martin Heidegger respondeu uma carta do teórico Jean Beaufret a respeito da necessidade de se manter ou não o termo “humanismo”. Em 1999, Peter Sloterdijk pronunciou uma conferência que consistia em uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Ambos se amparam nos paradoxos que subjazem o conceito, mas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Corrigendum: Biological Stress Reactivity and Introspective Sensitivity: An Exploratory Study.Mauricio Barrientos, Leonel Tapia, Jaime R. Silva & Gabriel Reyes - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Construccionismo social y el sujeto libre: sobre negaciones y consecuencias.Pablo López-Silva & Mauricio Otaíza - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (41):569.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Constructivismo y fenomenología existencialista: dos momentos en la epistemología posracionalista.Pablo López-Silva & Mauricio Otaíza-Morales - 2023 - Cinta de Moebio 76:24-36.
    ResumenEl enfoque posracionalista surge desde la crítica constructivista a la forma en que el cognitivismo tradicional conceptualiza la relación entre sujeto y realidad. Tomando como principal unidad de análisis el estudio de la identidad personal como fenómeno bio-psicológico, el modelo de Vittorio Guidano se ha convertido en la formulación más popular de este enfoque. Lamentablemente, la abrupta partida de su fundador parece haber dejado una serie de cuestiones conceptuales abiertas a la base del modelo. El presente artículo identifica los aspectos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  64
    Teoria do apego: elementos para uma concepção sistêmica da vinculação humana.Fernando Augusto Ramos Pontes, Simone Souza da Costa Silva, Marilice Garotti & Celina Maria Colino Magalhães - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:67-79.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Niilismo À Prova Dos Nove: Há Sentido Em Se Falar de “Niilismo” No Pensamento Indígena?Maurício Fernando Pitta - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):160-180.
    Neste ensaio, busca-se pensar de que forma a questão do niilismo é enfrentada pelo pensamento de povos indígenas das terras baixas da América do Sul: se interpretarmos o niilismo como perda de parâmetros diante da “morte de Deus”, que sentido o problema do niilismo faz para povos que não estipularam um Deus unitário como fundamento axiológico? Para desdobrar essa questão, fez-se uso da obra Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, bem como de referenciais antropológicos e filosóficos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Affective refusals, more-than-human Identities and de-colonisation in early childhood education.Giovanna Caetano-Silva, Alejandra Pacheco-Costa & Fernando Guzmán-Simón - 2024 - In Jessie Bustillos Morales & Shiva Zarabadi (eds.), Towards posthumanism in education: theoretical entanglements and pedagogical mappings. New York, NY: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    El texto cartesiano de la adoración Y la hipotesis de Los juicios implícitos verdaderos.Mauricio Otaíza & Pablo López-Silva - 2020 - Ideas Y Valores 69 (174):101-122.
    RESUMEN El carácter analítico de Meditationes implica que, por una parte, ninguna verdad puede ser interpretada sin referencia al lugar concreto que ocupa en el orden de razones y, por otra, que no existen en Meditationes ficciones que permanezcan inadvertidamente como tales. Sin embargo, la presencia de algunas pasiones no ha sido justificada, lo que pone en cuestión el carácter analítico de la obra. Proponemos que tales pasiones son efecto de juicios implícitos. Para poner a prueba nuestra hipótesis, hemos elegido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Actualidad de lo pasado: algunas teorías filosóficas clásicas y su vigencia en el presente.Mauricio Beuchot & Fernando Álvarez Ortega (eds.) - 2012 - México, D.F.: Universidad Iberoamericana.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Apresentação – Dossiê Catástrofe.Maurício Fernando Pitta & José Fernando Weber - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e87398.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A queda pandêmica do céu: contágios entre o palácio e a floresta.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85084.
    O que significa dizer, como fez o coletivo Indigenous Action em meio à pandemia de covid-19, que “o capitalismo é pandêmico” e que “nós [indígenas] somos os anticorpos”? Quais os vínculos entre crises pandêmicas, o capitalismo em seu estágio globalizado e a emergência climática que ficou conhecida como “Antropoceno”? De que modo esse vínculo é visto por aqueles, como os povos indígenas, que, não obstante à margem do processo, são os mais diretamente afetados por seus efeitos deletérios? Com base nessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Conquistar o Tertium Datur: Sloterdijk Em defesa de uma “antropologia cibernética”.Maurício Fernando Pitta & José Fernandes Weber - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):189-212.
    Resumo: Martin Heidegger desenvolveu uma análise da metafísica e da tecnologia que questionava radicalmente seus pressupostos ontológicos. Contudo, para Peter Sloterdijk, autor de uma revisão do motivo da clareira heideggeriana intitulada Domesticação do ser: clarificando a clareira, Heidegger padece daquilo mesmo que ele critica: uma pendência para a ontologia clássica que, desde pelo menos Platão e Aristóteles, separa o ser e o nada, basila o princípio de bivalência na lógica, excluindo qualquer terceira possibilidade, e permite os dualismos constitutivos da metafísica. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Neuroética.Fernando Alcaraz Mendoza & Daniela Silva-Peyro Y. Francisco Javier Pérez Bouquet - 2021 - In Antonio Sánchez Antillón (ed.), Aplicación de los principios éticos en las psicologías. Tlaquepaque, Jalisco, México: ITESO, Universidad Jesuita de Guadalajara.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Das gespräch zwischen hölderlin, Hegel und schelling über Kants antinomien.Fernando Silva - 2012 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 39:55-68.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  22
    La democratización de los espacios regionales y el trabajo político de la organización campesina en Colombia.Diego Fernando Silva Prada - 2011 - Polis 28.
    El artículo pretender mostrar y analizar las formas de acción colectiva de la Asociación de Trabajadores Campesinos del Carare (ATCC), en cuanto actor social y político de la región del Magdalena Medio colombiano. Las lógicas de acción desarrolladas nos conducen a señalar a la organización campesina como una forma de potenciar la dimensión política de los colectivos al ser constructores de procesos de democratización de la territorialidad regional. La dinámica campesina propuesta incluye a los distintos actores armados del conflicto, los (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Conselhos Gestores de Direito: O Direito Fundamental À Participação Democrática.Fernando de Brito Alves & Livia Carla Silva Rigão - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):1.
    Este artigo objetiva apresentar os Conselhos de Políticas Públicas como instrumentos de aproximação da sociedade civil com o Estado. Busca-se debater se referidos institutos estão cumprindo de fato com sua função de efetivar o Estado Democrático de Direito. Para tanto, utilizou-se o método analítico-dedutivo, com enfoque em pesquisas bibliográficas e legislativas. Os conselhos, por serem instâncias formais na esfera pública, proporcionam a manifestação democrática por meio da participação ativa da sociedade no exercício de sua cidadania, conquanto seja necessária uma reconfiguração (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    O espectro do co-imunismo”: Questões críticas acerca Das propostas de Sloterdijk ao antropoceno.Maurício Fernando Pitta - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (151):143-167.
    RESUMO Este artigo busca levantar algumas questões a respeito da proposta do filósofo alemão Peter Sloterdijk ao Antropoceno, termo em debate que define a época na qual o ser humano se configurou como um agente de transformação geológica e climática. O debate faz-se pertinente por conta da proximidade de Sloterdijk com nomes como Bruno Latour e Yuk Hui, autores que, de forma central ou tangencial, se debruçam sobre este problema. Neste artigo, começaremos trazendo alguns dos principais conceitos sloterdijkianos de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  61
    "O Primeiro Beijo": sobre a Origem da Filosofia nos Fichte-Studien de Novalis.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):175-196.
    RESUMO: Fruto de longa maturação filosófica desde a sua estada em Jena, e instado a isso pelas influências de Karl L. Reinhold e Johann G. Fichte, o poeta Novalis produz, a partir do outono de 1795, um conjunto de anotações fragmentárias sobre a filosofia de Fichte, hoje conhecidas como Fichte-Studien. De entre os importantes temas aí abordados, um revela-se particularmente interessante: o tema do estatuto da Filosofia no seio do problema da autocompreensão do Eu -, e mais concretamente, o necessário (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    “An infinite approximation, as is the approximation of the square to the circle”. Hölderlin on the problem of the ideal.Fernando Silva - 2022 - Revista de Filosofía 47 (1):65-82.
    Amid a period of isolation and profound internal conflict, both in his life and in his thought, arises that which, according to Hölderlin, is “the general conflict in the human being”, namely the conflict between the “aspiration to limitation” and “the aspiration to the absolute”. The aim of this article is to analyze and, as much as possible, follow to its fullest extent, this fundamental thought: to see how it molds Hölderlin’s positions on existence and philosophy, how it meets the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  53
    A "recensão a aenesidemus" E a génese da doutrina da ciência de Fichte.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):335-353.
    RESUMO O presente ensaio aborda o período anterior às obras tidas como as diferentes reescrições da Doutrina da Ciência, de J. G. Fichte, e aí tenta não só perceber a origem da necessidade de um princípio da identidade, como ela surge aquando das primeiras ocorrências do mesmo, mas também discernir os primeiros passos de todo o problema da possibilidade de um princípio absoluto de toda a filosofia, que sempre animaria a empresa. O foco em questão é a «Aenesidemus-Rezension», onde Fichte (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    “A Superior Anthropological Perspective.” On Kant’s Anthropo-cosmological Conception of Ideal.Fernando Silva - 2022 - Symposion: Theoretical and Applied Inquiries in Philosophy and Social Sciences 9 (2):279-298.
    The topic of the ideal, that is, the topic of the possible or impossible human attainment of the absolute is ascribed divergent treatments throughout Kant’s work. Namely, it is either promptly accepted as possible by the critical Kant, and seen as something attainable by a means other than an infinite approximation (which would indeed imply a violation of autonomy, but denies the genuineness of the ideal), or it is rejected as impossible by the non-critical Kant, that is, it is seen (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Diurno E noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam essas duas etapas do pensamento do autor configuram uma comunicação recíproca entre si, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    “Das Eine, was der Philosophie Not ist”: Reinhold’s argument concerning the absolute principle of philosophy.M. F. Silva Fernando - 2017 - Filosofia Unisinos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    “Here (...) Practical Anthropology becomes pure art”: Kant on the distinction between Empirical Psychology and Pragmatic Anthropology.Fernando M. F. Silva - forthcoming - Filosofia Unisinos:1-13.
    Among the many stages of Kant’s problem of a reciprocal collocation of the human knowledges, Encyclopedism, quite unsurprisingly, is one of the most relevant; and yet, quite surprisingly, it is Anthropology which plays here one of the lead parts, insofar as the complex ascertainment of its definition, its position, its task proves to be of irrefutable importance towards solving the greater problem at hand. The question arises as the association – or dissociation – between Empirical Psychology and Pragmatic Anthropology, and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    The being outside of being, within being”. The question of human consciousness in novalis’ “fichte-studien.Fernando M. F. Silva - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):403-425.
    ABSTRACT The question of human consciousness is a crucial part of Novalis’ aim of construing a self-critique of the I, or critique of human identity, as it is proposed in his “Fichte-Studien”. Namely, this question is an intermediary stage in said critique, serving as proof for Novalis’ theory of the opposites, the fundamental stage, and his position on philosophizing, the final stage of this endeavor, which will be at the basis of his whole philosophical system; and as such, it is (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    O conceito de génio nas lições de antropologia de Kant.Fernando M. F. Silva - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):677-702.
    RESUMO Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. São paulo• V. 8• 1989.Fernando KoLledflp, Benedito Miguel, Francisco Perez Guzman & Olga Mussi da Silva - 1987 - História 5.
  43.  25
    Kant's Logic of the Pathological: Aesthetics and Politics.Fernando M. F. Silva & Paulo Jesus - 2022 - Con-Textos Kantianos 15:260-262.
    Kant's Logic of the Pathological: Aesthetics and Politics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação.Fernando Xavier Silva & Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):362-386.
    A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos trabalhos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Bromazepam increases the error of the time interval judgments and modulates the EEG alpha asymmetry during time estimation.Paulo Ramiler Silva, Victor Marinho, Francisco Magalhães, Tiago Farias, Daya S. Gupta, André Luiz R. Barbosa, Bruna Velasques, Pedro Ribeiro, Maurício Cagy, Victor Hugo Bastos & Silmar Teixeira - 2022 - Consciousness and Cognition 100 (C):103317.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Maurício Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):72-79.
    Há de fato, uma diferença entre as duas carreiras docentes, e não é em essência, mas em condições de trabalho, uma para as a realização pessoal e profissional e outra que não oferece a mesma possibilidade. Nesse sentido, desenvolver um ensino de filosofia eficaz, pressupõe não só a utilização dos textos clássicos dos filósofos que fizeram e promoveram a perpetuação da filosofia como apenas mais uma disciplina do currículo, mas como um distintivo que possibilite o desenvolvimento da criticidade dos alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Diálogo entre reconocimiento y desarrollo.Carolina Godoy-Berthet & Mauricio Alarcón-Silva - 2020 - Cinta de Moebio 67:26-37.
    Resumen: El presente artículo se propone establecer un dialogo entre las nociones de desarrollo y de reconocimiento. La fundamentación epistémica de esta discusión se enmarca en la consideración de Ricoeur que apuesta a la condición del individuo como un hombre capaz o “un yo puedo”, con el poder de hablar, actuar e imputarse acciones, condiciones básicas para enfrentar el camino hacia el reconocimiento de sí mismo. Ahora bien, dichas capacidades individuales de obrar, en el plano colectivo se extienden hacia prácticas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Liberdade como expressão de perfeição em Spinoza.José Fernando Da Silva - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:99.
    O artigo examina a concepção spinozista de liberdade. Ele mostra que ela é inseparável das noções de realidade e perfeição. Primeiro, o artigo examina a concepção de essência que a obra de Spinoza propõe. Em seguida, ele mostra o sentido que Spinoza atribui à noção de perfeição e seu vínculo interno com a noção de realidade. Na conclusão, mostra como a liberdade humana é expressão da plenitude da realidade e perfeição do indivíduo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Racismo e desigualidade na ordem do dia.Luiz Fernando Martins da Silva - 2010 - In Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto & Márcio Eduardo Brotto (eds.), Os hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade. Porto Alegre, RS: Armazém Digital.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  24
    Correspondência Schelling-Hegel-Hölderlin.Fernando M. F. Silva - 2020 - Con-Textos Kantianos 1 (11):423-456.
    O presente texto, de que se dá em seguida a tradução portuguesa, consiste numa selecção da correspondência entre F. W. J Schelling, J. C. F. Hölderlin e G. W. F. Hegel, três colegas e amigos do Stift de Tübingen, três vértices de uma das mais interessantes e importantes unidades teóricas do idealismo alemão e, por conseguinte, três elementos cujos anos de aprendizagem filosófica se revelam hoje essenciais para a boa compreensão da génese da sua época.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000